o Jogo se tornou um dos aplicativos mais baixados do mundo.

O jogo se tornou um dos aplicativos mais baixados do mundo.

 

Não há dúvida em relação ao sucesso causado pelo lançamento do jogo Pokemon Go no mundo, o jogo foi criado pela empresa Niantic e coloca os jogadores na pele de um treinador Pokémon, pronto para desbravar o mundo e se tonar um mestre na arte de caçar e colecionar pokemons. O jogo se tornou uma sensação mundial ultrapassando aplicativos como o facebook, snapchat, twitter, instagram, entre outros, porem nem tudo são flores nessa história. Para poder evoluir e caçar os pokemons no jogo, os jogadores precisam andar pelas cidades e procurar os bichinhos que se encontram espalhados por diversos locais aleatórios, embora isso pareça inofensivo, o grande número de acidentes relacionados ao jogo levou muitas autoridades a lançarem alertas de segurança para tentar evitar possíveis acidentes, contudo muitas pessoas ainda violam essas orientações e utilizam o jogo de uma forma errada, causando acidentes graves, com ferimentos e até mesmo casos de morte. E é isso que veremos a seguir:

 


1 – Homem bate em uma árvore

Em 12 de julho , a polícia de Auburn, New York relatou que um homem bateu em uma árvore enquanto dirigia e jogava  “Pokémon Go. ” O motorista, que não ficou gravemente ferido, disse à polícia que ele estava ” intertido jogando Pokémon, quando se distraiu ” saiu de uma estrada e bateu em uma árvore próxima.

” Felizmente o motorista não ficou gravemente ferido , mas este é um exemplo de quão facilmente os acidentes podem ocorrer quando alguém está envolvido no jogo e não prestar atenção “, disse a polícia. “

 

Foto tirada pela polícia de Auburn, mostrando o estado do carro após a batida na árvore.

Foto tirada pela polícia de Auburn, mostrando o estado do carro após a batida na árvore.

 


2 – Homem é esfaqueado enquanto jogava Pokémon Go… E continua jogando

Um homem de Oregon diz que “basicamente arriscou [sua] vida “enquanto usava o aplicativo. Com vinte e um anos de idade, Michael Baker estava jogando o jogo em torno 01:00 da manhã em Forest Grove , Oregon , quando ele se aproximou um outro homem que ele pensou que também estava jogando o jogo.

 

“Eu o vi e perguntei se ele estava jogando Pokémon Go, Baker disse ao canal de notícias . Ele olhou pra mim como se perguntasse, o quê?  Eu acho que ele queria lutar , porque ele veio para cima de mim com uma faca. “

 

O homem o esfaqueou , mas Baker decidiu não ir para o hospital.

” Logo depois que eu fui esfaqueado , continuei minha missão comendo batatas fritas e tomando cerveja. “

Baker, que disse ter recebido oito pontos em seu ombro, disse à agência de notícias que seu esfaqueamento não vai impedi-lo de jogar o jogo no futuro. O jogo “é importante para mim “, disse Baker. “E eu tenho que pegar todos!

 

Michael Baker foi esfaqueado enquanto jogava Pokémon Go.

Michael Baker foi esfaqueado enquanto jogava Pokémon Go.

 


3 – Adolescente é atingida por carro em engarrafamento

Em 12 de julho, uma adolescente de Pittsburgh só queria pegar um Pikachu , mas , em ao invés disso, ganhou um passeio para o hospital, após jogar o novo jogo da Nintendo . Com quinze anos de idade Autumn Deiseroth disse que ela estava atravessando uma estrada de quatro pistas na hora do rush , quando um “carro [ voou ] até o morro “, atingindo-a ao seu lado .

A mãe de Deiseroth disse que o “jogo que havia levado a jovem para a estrada “, e que sua filha “não estava andando e jogando o jogo “, mas simplesmente voltando para casa para contar a ela sobre o Pokémon que  ela havia pegado .

Deiseroth sofreu algumas contusões no lado direito do corpo, mas será liberado do hospital esta semana.

 

Autumn Deiseroth sofreu algumas lesões após ser atropelada enquanto jogava Pokémon GO.

Autumn Deiseroth sofreu algumas lesões após ser atropelada enquanto jogava Pokémon GO.

 


4 – Homem tem seu celular e carro roubado

Em um parque do norte da Califórnia , dois homens foram assaltados e tiverem seu carro roubado ao jogar Pokémon Go .

David Wallace, uma das vítimas , disse à TV local que ele e seu amigo tinha parque de Antelope , Califórnia, para jogar Pokémon, quando um homem armado se aproximou e disse:

“Se você não quer se machucar, melhor me passar seus telefones . “

A estação de notícias relatou o que o atirador tomou os telefones e dinheiro da vitimas, porém não ficando contente, expulsou os dois do carro e roubou o veículo também. Até o momento o carro não foi encontrado e nenhuma prisão foi feita.

 

David Wallace teve seus pertences e carro roubado enquanto jogava Pokémon.

David Wallace teve seus pertences e carro roubado enquanto jogava Pokémon.

 


5 – Motorista distraído bate no carro de polícia e os leva para hospital

Em 18 de julho , um motorista distraído e um passageiro igualmente distraído estavam em Baltimore, quando tiveram uma experiência nada legal com alguns policiais, em que, quando jogavam ” Pokemon Go” se distraíram e perderam o controle do carro, o que acabou resultando em uma colisão com um carro de polícia, que sorte não?

O vídeo, postado no YouTube, tem as imagens da câmara que estava acoplada ao corpo de um policial que conversava com dois colegas, perto da viatura estacionada quando de repente um   Toyota Rav-4 bate na viatura. Os policiais então, correm até o carro e o motorista, que não se feriu, diz: “Cara, isso é o que eu ganho por estar jogando esse jogo idiota.”

O homem pediu desculpas, e ninguém se feriu. Ao falar com os policiais sobre o acidente, o motorista admitiu estar jogando enquanto dirigia, e que eles não notaram o carro de polícia. Veja o vídeo:

 


Observação: Esses 5 acidentes anteriores forem causados em menos de uma semana nos Estados Unidos.


 

6 – Dois Jogadores de Pokemon Go caem de penhascos na Califórnia

Dois jogadores de Pokémon Go caíram de um penhasco na Califórnia, nos EUA. Eles teriam escalado um paredão para pegar Pokémon, mas, como a terra do local era arenosa e instável, acabaram se acidentando. Um deles despencou de uma altura de quase 30 metros, mas como caiu na areia da praia, não morreu.

Seu colega, caiu em uma parte diferente do penhasco e teria despencado de uma altura de “apenas” 15 metros. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde desses jogadores, mas eles foram socorridos e levados para um hospital da região.

O homem que caiu na praia teve os primeiros socorros feitos pelos salva-vidas. O outro teve que ser resgatado por bombeiros, que usaram cordas para içá-lo. Segundo Robbie Ford, chefe do corpo de bombeiros da região, os dois estavam jogando Pokémon Go no momento do acidente, mas isso não ficou confirmado com certeza pelo Metro UK.

 

Área do acidente, em Encinatas, Califórnia.

Área do acidente, em Encinatas, Califórnia.

O local que as vítimas escalaram era conhecidamente perigoso e tinha inclusive sinalização para que as pessoas não se aproximassem, por conta do perigo de desabamento de parte da encosta, algo relativamente comum em áreas litorâneas por conta da erosão marítima.

 


7 – Atirador fere jogador em tentativa de assalto

Esta foto que está abaixo do texo, foi fornecida pelo Departamento de Polícia de Las Vegas em 25 de Julho, 2016,  que mostra Elvis Campos depois de sua prisão . A polícia diz Campos , de 18 anos, tentou roubar jogadores Pokemon Go em Las Vegas, antes de um tiroteio, e deixou um jogador lesionado . Ele agora enfrenta acusações de conspiração , roubo , bateria e assalto com uma arma mortal.

 

Elvis Campos foi preso ao tentar roubar jogadores portando uma arma de fogo.

Elvis Campos foi preso ao tentar roubar jogadores portando uma arma de fogo.

 


8 – Mulher e atropelada e Morta enquanto jogava Pokémon

Uma Mulher chamada Sydney Tanami Nayler , de 22 anos, estava jogando Pokemon Go na cidade de Melbourne na manhã de sábado,  quando ela teria sido atropelada na faixa de pedestres na esquina das ruas King e Victoria em West Melbourne. Nicholas Davison que dirigia um Toyota roubado, passou por um sinal vermelho a uma velocidade de mais de 100 km por hora, atropelando e matando a jogadora, Tanami Nayler teria sido arrastada por volta de 70 metros e  Davison supostamente teria fugido do local sem prestar nenhuma assistência a vítima.  Porem o criminoso fora pelas autoridades após se chocar com umA árvore e um poste.

 

Sydney Tanami Nayler foi atropelada e morta enquanto jogava Pokemon Go.

Sydney Tanami Nayler foi atropelada e morta enquanto jogava Pokemon Go.

 


9 – Criminosos usavam o Lure Módule para atrair jogadores

Em 10 de julho de 2016 , a polícia de Missouri prendeu três adultos (incluindo Brett William Miller, 17 ) e um menor por suspeita de assalto à mão armada . A polícia da cidade de O’Fallon dizem que os suspeitos usavam Pokemon Go como uma ferramenta para direcionar vítimas.

“Os criminosos usavam um item encontrada no jogo chamado (Lure Module) que atrai mais Pokémons para o local escolhido. Desta forma conseguiam atrair mais jogadores para cada local e posteriormente roubá-los”, disse o departamento de polícia da cidade, em um lançamento oficial via Facebook .

 

Os suspeitos usavam os Lure Módules do jogo para atrair jogadores e posteriormente roubá-los.

Os suspeitos usavam os Lure Módules do jogo para atrair jogadores e posteriormente roubá-los.

 


10- Jogadores se nega a deixar parque e é contido com arma de choque

A polícia da Flórida usou uma arma de choque em um jogador que supostamente havia resistido à prisão depois de se negar deixar um parque da cidade enquanto jogava Pokémon.

A polícia alegou que vários vizinhos do Parque reclamaram do barulho, quando a polícia chegou ao local, foi verificar que haviam cerca de 150 pessoas jogando que haviam se reunido para jogar o jogo do Pokemon Go, porem como o Parque já estava com o expediente encerrado,  foi orientado para que quer todos deixassem o local,  todos que estavam no local saíram normalmente, exceto o jovem David T. Mastrototaro de 20 anos, que para não sair do parque agarrou o braço de um funcionário e o agrediu fisicamente, fazendo com que os policiais precisassem usar arma de choque para conte-lo.  Um usuário do Instagram registrou o incidente em vídeo e posteriormente compartilhou em sua conta particular, veja o momento no vídeo abaixo:

https://www.facebook.com/tampabaynews/videos/10154300198400409

 

David T. Mastrototaro se negou a sair de um parque por jogar Pokemon.

David T. Mastrototaro se negou a sair de um parque por jogar Pokemon.

 


Muitos outros casos de acidentes envolvendo o jogo Pokemon Go foram registrados em todo o mundo, inclusive no Brasil, já tivemos vários casos de acidentes e roubos relacionados,  aqui citamos somente alguns casos que repercutiram mais na mídia, podemos notar que este número vem aumentando bastante juntamente com a popularidade do jogo, com isso nós chegamos a seguinte conclusão?

Conclusão

O jogo Pokémon Go é sem dúvida muito divertido e gostoso de se jogar, porem, é muito importante ter a consciência de que a vida é muito mais que apenas um jogo.  Arriscar atravessar a rua entre os carros e dirigir enquanto caça Pokémons pode colocar sua vida em jogo, e ainda causar muitos danos a vida de outras pessoas. O problema maioria das vezes é a distração. A pessoa fica tão empolgada em pegar o bichinho que atravessa a rua sem olhar para os lados. Ou até mesmo para o carro no trânsito bruscamente, podendo causar acidentes graves ou perder o controle da direção. Ainda existem aqueles que resolvem escalar lugares altos, e de risco, para tentar conseguir captura-los.

Para quem conhece bem, sabe que muitas dessas coisas não são necessárias para se dar bem no jogo, com paciência e atenção, você conseguirá evoluir o bastante e capturar todos os Pokémons que precisa. Atualmente o próprio jogo tem avisado os jogadores sobre o risco de dirigir e jogar ao mesmo tempo, e tem “bloqueado” a utilização de pokestops e o aumento da km quando se quer chocar um ovo, quando a velocidade estiver acima de 20 km por hora, este já é um bom começo para evitar futuros acidentes, porem cabe a todos nós ficarmos atentos, não é para ninguém parar de jogar o jogo, este artigo serve apenas para orientar os jogadores a jogar de forma consciente, pois afinal, nossa vida vale muito mais do que um Pikachu.