Todo mundo já deve ter ouvido falar em Osama Bin Laden, afinal estamos falando do homem responsável pelo ataque de 11 de setembro, que é considerado como um dos maiores atentados terroristas da história da humanidade. Osama Bin Laden se tornou um dos homens mais procurados da história e isso aconteceu até a sua morte em 2011, ou seja, Bin Laden ficou por mais ou menos 10 anos sendo considerado o homem mais procurado do mundo! Mesmo com essa fama muita gente acha que a vida de Bin Laden se resume ao atentado de 11 de setembro, mas este atentado foi apenas mais um dos ataques em que ele estava envolvido e quando as torres gêmeas foram atacadas ele já era considerado um dos maiores terroristas do mundo. Então vamos saber um pouco mais a respeito da história de Osama Bin Laden, antes do atentado de 11 de setembro de 2001.

 

Osama Bin Laden nasceu dia 10 de março de 1957, na Arábia Saudita, seu nome completo é Osama Bin Mohammed Bin Awad Bin Laden e  alem de ser um nome bem grande, o seu significado também é bem interessante, seu nome significa “Osama, filho de Mohammed,filho de Awad, filho de Laden”, isso por que seu pai se chamava Mohammed e seu avô se chamava Awad, então seguindo a lógica Laden seria o nome de seu bisavó, seria mas não é, o bisavô de Osama se chama Abud, o nome Laden foi utilizado como referência a um antepassado distante de sua família, então se o nome de Osama seguisse corretamente essa tradição de pai, avô, bisavô e tataravô, a gente nunca teria ouvido falar de Osama Bin Laden, e sim, de Osama Bin Abud.

 

Bin Laden quando ainda era um menino.

Bin Laden quando ainda era um menino.

 

Uma coisa que nem todo mundo sabe é que Bin Laden era muito rico, o seu pai, Mohammed ganhou bilhões de dólares trabalhando no setor de construção, sem contar que ele era super amigo da família real da Arábia Saudita.  E por conta disso o pequeno Osama passou por vários colégios caros e depois disso estudou administração e economia, e há boatos que dizem que ele também estudou engenharia.

 

O xeique Mohammed bin Awad bin Laden, também conhecido como Mohammed bin Laden, era um imigrante iemenita que se tornou um poderoso investidor no ramo da construção e patriarca da família bin Laden. Casou-se 23 vezes e teve 54 filhos.

O xeique Mohammed bin Awad bin Laden, também conhecido como Mohammed bin Laden, era um imigrante iemenita que se tornou um poderoso investidor no ramo da construção e patriarca da família bin Laden. Casou-se 23 vezes e teve 54 filhos.

 

Outra coisa que poucas pessoas sabem é que Osama era fascinado por esportes, ele já praticou diversas artes marciais e também era apaixonado por futebol,  vários boatos dizem que ele era torcedor do Arsenal da Inglaterra e que  ele também era um craque jogando no ataque. Já imaginou o desafio de um zagueiro para ter coragem de marcar Osama Bin Laden?

 

Osama Bin Laden (Último da direita) em um treino de judô.

Osama Bin Laden (Último da direita) em um treino de judô.

 

Como já dissemos anteriormente, Mohammed pai de Bin Laden tinha muito dinheiro, só que Osama não cresceu junto com o pai, isso porque Mohamed separou da mãe de Bin Laden pouco depois que ele nasceu. A mãe de Bin Laden se chamava Amida e uma curiosidade interessante era que ela era a décima mulher de Mohamed, depois da separação Amida se casou com um sócio de seu pai e nesse período Osama ficou morando com sua mãe e com seus meio irmãos.

Ninguém sabe se Osama teve algum contato com seu pai ate 1967 quando Mohammed morreu em um acidente de avião, depois da morte de Mohammed quem assumiu os negócios da família foi seu irmão mais velho Salem Bin Laden que por ironia do destino também morreu em um desastre aéreo.

Mas vamos voltar a falar de Osama, ou melhor, das mulheres dele, muita gente dizia que ele teve 6 esposas, e ao total Osama teve mais ou menos 26 filhos com todas as esposas, mas é claro que Osama teve a quem puxar, pois seu pai Mohammed teve mais de 50 filhos.

Com certeza muita gente nem conhecia o Bin Laden antes do dia 11 de setembro, mas saiba que nessa altura do campeonato a Al-Qaeda já era uma das organizações criminosas mais procuradas do mundo, para explicar isso melhor, vamos voltar para os anos 70, quando a União Soviética invadiu o Afeganistão, e nessa época, existia uma galera que estava lutando para expulsar os invasores que tentavam ocupar o local e Bin Laden estava no meio disso, Bin Laden já era muito bom nessa época, ele treinava vários guerrilheiros e também tinha seus meios e artimanhas para conseguir armas, bombas e etc. Com certeza ele não era um cara qualquer, ele possuía dinheiro, conexões, e vários fatores que contribuíam com a sua vontade. Vale lembrar também que nessa época ele não ficava de longe, apenas coordenando e dando suas ordens, Bin Laden assumia a linha de frente, enfrentando os invasores e sentindo na pele a violência da guerra. E foi através desses pequenos grupos que Bin Laden comandava contra os soviéticos que posteriormente surgiu à organização criminosa conhecida como Al-Qaeda.

Uma coisa interessante é que foi descoberta uma lista de requisitos mínimos para entrar para essa organização, para entra na Al-Qaeda você tinha que ter boas maneiras, capacidade de ouvir, obediência e tinha que jurar que iria seguir ordens de  superiores.  Uma lista de requisitos bem estranha se pararmos para pensar nas atrocidades que essa organização cometia.

Porem, quando pensamos em Bin Laden, uma das primeiras coisas que vem em nossas cabeças é o Oriente Médio, mas na verdade Bin Laden ficou pouco tempo lá.  Poucas pessoas sabem mais Osama morou grande parte da sua vida na áfrica, isso porque ele se tornou inimigo da família real  da Arábia Saudita e por este motivo teria sido expulso do país, então  em 1992 ele juntou todas suas coisas e foi morar no Sudão, que fica localizado no norte de África.

E foi no Sudão que ele viveu uma vida de milionário, antes de se tornar um terrorista de verdade, Bin Laden era um super empresário com vários negócios espalhados ao redor do mundo, porem, nessa época Bin Laden já era viciado em segurança, a mansão em que ele morava era super protegida, com seguranças usando nada mais nada menos que lança mísseis.

 

A mansão de Bin Laden era tão protegida que seus seguranças usavam até lança mísseis.

A mansão de Bin Laden era tão protegida que seus seguranças usavam até lança mísseis.

 

Alem de viver como milionário foi lá no Sudão que Bin Laden começou a se tornou um terrorista de verdade, na realidade ele sempre teve esse lance de defender suas crenças, mas foi na África que ele se tornou um dos homens mais perigosos do mundo.  Em 1995 Bin Laden deu apoio a alguns terroristas que estavam tentando matar o presidente do Egito, em 1997 ele organizou outro atentado no Egito, matando mais de 60 pessoas.  Cansado de atacar o Egito, no ano seguinte Bin Laden decidiu arrumar uma confusão ainda maior, quando direcionou seus ataques para os Estados Unidos e explodiu as embaixadas americanas na Tanzânia e no Quênia matando mais de 250 pessoas e deixando mais de 5 mil feridos.  Tornando assim, mundialmente conhecida a organização terrorista Al-Qaeda e fazendo dos seus líderes e fundadores, Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri, os fugitivos mais procurados pelo governo americano. Como vimos  Bin Laden já tinha declarado guerra contra os Estados Unidos muito antes do 11 de setembro acontecer, ou seja ele planejou tudo com muito cuidado e no final, Bin Laden conseguiu por em prática o seu plano, espalhando o terror por todo o mundo.

 

Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri, líderes da Al-Qaeda, se tornaram os fugitivos mais procurados do mundo.

Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri, líderes da Al-Qaeda, se tornaram os fugitivos mais procurados do mundo.

 

Quinze anos já se passaram e até hoje o mundo não consegue esquecer esse fatídico dia, nesse texto nos nem falamos muito a respeito do dia 11 de setembro, porque tem tanto assunto, tanta curiosidade, tanta coisa para falar que nos fizemos uma matéria exclusiva e com certeza uma das mais completas da internet, se você estiver interessado em saber mais a respeito deste dia em que o planeta voltou seus olhos para o terror, basta clicar no link abaixo!

 

O ATENTADO DE 11 DE SETEMBRO – CLIQUE AQUI E SABIA TUDO O QUE ACONTECEU!