Os Circos dos Horrores, ou Freak Show em inglês, eram muito populares no século XVI, principalmente na Europa, suas atrações principais eram pessoas com deformidades raras, mas eles também costumavam mostrar coisas que hoje são consideradas normais, tais como pessoas tatuadas, gordas, altas, fortes e engolidores de espadas. Sem contar que também era muito comum que esses circos mentissem e montassem suas próprias bizarrices usando maquiagem e outros artifícios. Confira agora algumas atrações mais famosas dos circos de horrores.


O Espetacular Mirim Dajo

Mirim Dajo chegou a atravessar o seu próprio coração!

Mirim Dajo chegou a atravessar o seu próprio coração!

Mirin Dajo impressionou pessoas pelo mundo todo com a sua habilidade. Nascido com o nome de Arnold Gerrit Henskes em 06 de agosto de 1912, ele mudou seu nome para Mirin Dajo que em  Esperanto significa  “Maravilhoso Dajo”

Mirim Dajo viajou para a Índia e aprendeu técnicas de faquirismo. Aos 33 anos ele disse que seu corpo era invulnerável e então  começou a deixar que pessoas espetassem o seu corpo com as mais diversas ferramentas. Posteriormente, ele começou a apresentar-se em números mais complexos, onde floretes e espadas atravessavam seu corpo, e isso era possível sempre após ele entrar em transe.

Mas e se eu te dissesse que este homem foi muito além de atravessava espadas e floretes pelo seu corpo?  Sim curiosos, o Mirim Dajo chegava até a atravessar o próprio coração! E não acontecia nada com ele.

Muitos duvidaram da veracidade de seus feitos e então no dia 31 de Maio de 1947, Mirin Dajo foi ao Hospital de Zurique, perante os médicos, com verificações Radiográficas, deixou-se atravessar com um florete, de lado a lado, todo o corpo, inclusive o próprio coração! Para ele era isso era uma exibição corriqueira, ele também atravessou com estiletes o braço, as maçãs do rosto, a parte da frente do pescoço, a língua, etc.

Mirin Dajo dizia que tudo que fazia era para mostrar que existia uma fonte maior, Deus, que o protegia e que o materialismo só resultava em miséria e guerra.

Mesmo assim seu ato lhe custou a vida, aos 35 anos ele morreu devido a ruptura da veia aorta, segundo ele, vozes lhe mandaram engolir uma enorme agulha de ferro que foi retirada depois em uma cirurgia. Porem devido ao rompimento da artéria aorta ele morreu cerca de 10 dias depois.


Pip e Flip As gêmeas de Yucatan

As irmãs encantavam o público com sua inocência infantil.

As irmãs encantavam o público com sua inocência infantil.

Jenny Lee Snow e Elvira Snow ficaram muito famosas no mundo dos Freak Shows.  As irmãs Snow nasceram com microcefalia, uma desordem de neuro-desenvolvimento caracterizada por um crânio e cérebros anormalmente pequenos.  Durante a formação de seus corpos a cabeça não conseguiu crescer ao mesmo tempo com que a sua face, que continuava a se desenvolver a uma taxa normal, o que produz uma pessoa com uma cabeça pequena e uma testa recuada. Devido a essa formação as irmãs foram “emprestadas” ao Circo, a fim de sustentar a sua família.

A irmãs eram apresentadas como “Pinheads” e devido a má formação de seus cérebros elas possuíam a mentalidade de crianças e foi essa inocência infantil que encantou multidões e atraiu enorme audiência para as irmãs. No auge de suas carreiras as irmãs Pip e Flip estavam ganhando cerca de 75 dólares por semana, uma quantidade impressionante para época!

Infelizmente Jenny Lee Snow foi incapaz de desfrutar de sua fama, pois ela faleceu em seus 20 anos de idade no dia 27 de agosto de 1934. Elvira, no entanto, viveu uma longa vida e faleceu como uma idosa em 1 de novembro de 1976.


Lucia Zaráte

Lucia Zaráte nasceu em 1864 e entrou para a história como a pessoa mais leve do mundo com apenas 2 Kg aos 17 anos, sua altura era de 61 cm. Ela foi identificada como sendo portadora da síndrome de nanismo primordial microcefálico do tipo 2. Mesmo assim era inteligente, falava 2 línguas e também era muito saudável.

Em 1876, mudou-se para os Estados Unidos para ganhar a vida apresentando-se no Barnum & Bailey Circus, juntamente com Francis Joseph Flynn (conhecido como General Mite).

Lucia Zarate

Lucia Zarate

Infelizmente Lucia faleceu numa noite de janeiro de 1890 quando o trem do circo, em que viajava, ficou preso numa das montanhas de Serra Nevada, em meio a uma grande nevasca. Lucia não resistiu ao frio e morreu de hipotermia.


Eli Bowen – O Maravilha sem Pernas

Eli Bowen nasceu em Ohio em 1844 em uma família de dez irmãos, ele era conhecido nos circos como “A Maravilha Sem Pernas”, seus membros inferiores nunca se formaram completamente devido a um defeito congênito conhecido como Focomelia. Eli se esforçou para viver uma vida extraordinária. Ele se esforçou não só para superar as suas limitações de sua deformidade, mas se esforçou para ser o melhor em uma profissão não muito normal para pessoas com deformidades iguais a sua. Eli Bowen queria ser um acrobata. Ele se juntou ao circo aos 13 anos onde fazia acrobacias, como suas pernas não se formaram corretamente, ele começou a usar as mãos para andar, com ajuda de blocos de madeira, assim, ele adquiriu uma grande força em seu tronco e braços, que o ajudava muito nas acrobacias.

Eli Bowen – O Maravilha Sem Pernas

Eli Bowen – O Maravilha Sem Pernas

Eli Bowen ficou conhecido internacionalmente por sua extraordinária apresentação conhecida como “A apresentação do poste”. Enquanto Eli tinha 24 polegadas de altura ele não tinha medo e enfrentava uma escalada de um poste de treze pés, a fim de se equilibrar em uma única mão no seu auge. Agarrando o poste Eli esticaria seu tronco em linha reta, paralelo ao chão, e giraria ao redor do poste. Eli então se manteria paralelo ao poste usando apenas o braço direito. O show não só mostrava a força de Bowen, mas também era excepcionalmente gracioso. Logo, Eli Bowen estava ganhando um salário de mais de US $ 100 por semana.

A medida que foi crescendo Eli começou a ficar conhecido pela sua aparência física e em determinado período ele foi considerado por muitos, o homem mais bonito do mundo!

A boa aparência de Eli Bowen atraiu muitas fãs femininas para suas apresentações. Sendo assim, ele se casou aos 26 anos com uma garota de 16 chamada Martha N. Haines e teve quatro filhos saudáveis.  O “Maravilha Sem Pernas” tinha muito orgulho de sua família e era constantemente fotografado junto de sua esposa e filhos.  Seus filhos se tornaram prósperos, um se tornou um comerciante de sucesso, o outro se tornou advogado e juiz. Eli possuía também diversas propriedades, como por exemplo duas fazendas em Michigan, deste modo o dinheiro nunca foi preocupação para ele e para sua família.

Eli Bowen construiu uma linda família e acumulou riquezas!

Eli Bowen construiu uma linda família e acumulou riquezas!

Mesmo assim Eli Bowen não deixou de se apresentar, e continuou sua carreira até os 79 anos de idade, quando devido a uma pneumonia, Eli faleceu no circo.


Grady Stiles Jr.– O garoto Lagosta

Grady Stiles Jr. se juntou ao mundo circense logo cedo.

Grady Stiles Jr. se juntou ao mundo circense logo cedo.

Grady Franklin Stiles, Jr. nasceu  em 26 de Junho de 1937.  Ele possuía uma deformidade congênita conhecida como ectrodactilia (ou simplesmente Síndrome de Claw), em que os dedos das mãos e pés são fundidos e formam extremidades em forma de garras. Stile possuía o nome artístico de Garoto-Lagosta. A família de Stiles tem um grande histórico de ectrodactilia. Stiles foi o sexto de sua geração, que começou com o nascimento de William Stiles em 1805. O pai de Grady Stiles já uma atração em circo antes  do nascimento de seu filho, e ele o levou para atuar juntamente com ele desde muito pequeno.

Stiles se casou duas vezes e teve quatro filhos, dois deles com a mesma doença. Stiles e seus dois filhos atuaram muito tempo juntos como “A Família Lagosta”. Quando não estava viajando com o circo a família de Stiles vivia em Gibsonton, Florida onde muitas outras “aberraçôes” viviam durante o inverno.

Stiles porem era um alcoólatra e muito violento com a família. Como possuía ectrodactilia, ele não tinha a capacidade de andar. Ele usava frequentemente uma cadeira de rodas, embora fosse mais comum vê-lo usando as mãos e os braços para a locomoção. Deste modo ele desenvolveu incrível força superior do corpo que, quando combinado com o seu temperamento e alcoolismo, tornava-o perigoso para os outros.

Em 1978 em Pittsburgh, Pennsylvania, Stiles atirou e matou o noivo de sua filha mais velha, Donna, na véspera de seu casamento. Ele foi levado a julgamento, onde ele abertamente confessou ter matado o homem e foi condenado por assassinato. Ele não foi condenado a prisão pois nenhuma instituição estatal era equipada para cuidar de um recluso com ectrodactilia. Stiles então foi condenado a 15 anos em prisão domiciliar.

Grady Franklin Stiles Jr, inspirou até um personagem de American Horror History

Grady Franklin Stiles Jr, inspirou até um personagem de American Horror History.

Stiles parou de beber a partir daí, e durante este período se casou novamente com sua primeira esposa, Mary Teresa (Teresa). No entanto, ele logo começou a beber novamente e sua família alegou que ele havia de tornado ainda mais abusivo. Em 1992 Teresa e seu filho de um casamento anterior, Harry Newman Glenn Jr., contratou seu vizinho de dezessete anos chamado Chris Wyant para matar Stiles por 1.500 dólares.

Wyant foi condenado por assassinato de segundo grau e condenado a 27 anos de prisão. Harry Newman foi condenado por seu papel como o mentor e Teresa recebeu 12 anos de prisão por conspiração para cometer assassinato.


Minnie Woolsey – A menina pássaro

Entre as várias atrações que se podia encontrar neste circo, estava Minnie Woolsey. Conhecida como Koo Koo a menina pássaro, Woolsey foi afetada por uma doença chamada Síndrome de Seckel além de nanocefalia. Com essa doença ela sofreu de problemas mentais, queda de cabelos e uma cegueira quase total e por isso viveu por muitos anos em um manicômio na Georgia. Até que um dia um showman local descobriu Minnie e a levou para seu circo para que ela pudesse se apresentar como uma aberração.  Ela iniciou a sua carreira como “Minnie Ha-Ha”. Em seu primeiro número, ela estava vestida em um traje indiano e dançou em torno do palco enquanto falava alguns  jargões para a multidão. Mais tarde, ela passou algum tempo se apresentando em Coney Island como “The Blind Girl from Mars”  ( A garota cega de marte), sempre chamando a atenção para suas deformidades e sendo apresentada como uma aberração.

Devido aos seus problemas Woolsey raramente reagia a qualquer coisa que acontecia ao seus redor e, muitas vezes, sentava-se imóvel em uma cadeira onde ficava hora as fio. No entanto, ela conseguiu entrar em um traje de pássaro emplumado e dançar sobre a mesa durante a cena de um filme, que retratava um casamento. Embora ela não tivesse fala no filme ela conseguiu causar uma enorme impressão e conquistou o público, fazendo com que ele começasse a ficar conhecida como “Koo Koo a Menina Pássaro”.

Koo-Koo, A Menina Pássaro

Koo-Koo, A Menina Pássaro

Após conquistar a fama, Minnie Woolsey desapareceu e muito pouco se soube a respeito dela após isso.Por quanto tempo Minnie continuou envolvida na vida de exposição humana e como ela passou os outros anos são um mistério. Alguns relatos afirmam que ela viveu bem até os 80 anos. Há também relatos de que Minnie foi atingida por um carro na década de 1960 e faleceu. Independentemente de como sua vida tenha terminado, sua aparência peculiar assegurou-lhe um nível pequeno de imortalidade e a deixou conhecida mundialmente para toda a história.


Ella Harper – A Garota Camelo

A maioria das fontes indicam que Ella Harper nasceu em Hendersonville, Tennessee por volta de 1870. Embora existam alguns relatos conflitantes , no entanto,  o curioso fato é  de que Ella nasceu com uma condição ortopédica incomum resultando em joelhos dobrados para trás, a natureza desta aflição incomum é extremamente rara e relativamente desconhecida, porém a medicina moderna classifica sua condição como uma forma muito avançada de congenital genu recurvatum, também conhecida como “deformidade dos joelhos virados” . Seus joelhos dobrados extraordinariamente, junto com a sua preferência de andar de quatro resultou em seu famoso apelido ‘The Camel Girl’  (A garota Camelo).

ella-harper-a-menina-camelo

ella-harper-a-menina-camelo

Em 1886, Ella foi a estrela do WH Harris Nickel Plate Circus, e aparecia frequentemente acompanhada por um camelo quando se apresentava ao público, ela sempre estampava as capas nos jornais de cada cidade que o circo visitava. Esses jornais elogiavam Ella e diziam sempre: “A mais maravilhosa aberração da natureza, desde a criação do mundo”.

Ella Harper, a Menina Camelo.

Ella Harper, a Menina Camelo.

“Eu sou chamada de a menina camelo porque meus joelhos são virados para trás. Eu posso andar melhor com minhas mãos e pés, igual vocês me veem nas propagandas. Tenho viajado bastante em show business nos últimos quatro anos e agora, tenho a intenção de sair do show business e ir para a escola, para buscar outra ocupação”

 Entrevista realizada com Ella em um dos jornais em 1886.

Parece que Ella, de fato, passou para outros empreendimentos e seus US $ 200 por semana de salário, provavelmente abriram muitas portas para ela. Depois de 1886 não existe muitas informações sobre a vida de Ella, existem rumores de que ela se casou, baseado em um certidão de casamento encontrada em 1905, segundo informações alem de casar ela teria tido um filho e adotado uma filha. E segundo outra certidão encontrada,dessa vez de óbito, Ella teria morrido no ano de 1921 aos 51 anos de idade.


Felix Wehrle – O Homem Elástico

Felix Wehrle ficou famoso no circo no século 19 por possuir uma pele super elástica, ele sofria de uma doença rara chamada síndrome de Ehlers-Danlos, doença que causava um defeito na produção de colágeno, além de sua pele suas juntas também eram mais elásticas do que o normal, ele podia dobrar seus membros em ângulos incríveis.

Felix Wehrle, O Homem Elástico

Felix Wehrle, O Homem Elástico


Isaac W. Sprague – O Esqueleto Humano

Isaac W. Sprague, o homem esqueleto.

Isaac W. Sprague, o homem esqueleto.

Embora tivesse tido uma vida normal durante toda sua infância, Isaac começou a perder peso aos 12 anos, após sentir-se mal em uma aula de natação. Apesar de ter um apetite e comer normalmente a perda de peso continuou durante toda a sua vida. Uma condição que foi  chamada pelos médicos de “Atrofia Muscular Progressiva Extrema”.

Quando estava começando a entrar na idade adulta Isaac começou a trabalhar como sapateiro para seu pai e depois disso virou um marceneiro. No entanto sua doença se agravou tanto que ele foi obrigado a deixar de lado os dois empregos. Logo após isso, os seus pais faleceram a Isaac ficou incapaz de sustentar a si mesmo. Ele ficou desempregado até que em um dia de 1865 quando lhe ofereceram um emprego em um circo. Sem condições nenhuma de seguir a vida Isaac não pensou duas vezes e aceitou o emprego, tornando-se “O Esqueleto Humano”.

No ano seguinte, PT Barnum contratou Sprague para trabalhar em seu (recentemente reaberto) Museu Americano .  Barnum pagou a Sprague $ 80 por semana por seus serviços.

Infelizmente o Barnum’s Museu sofreu um incêndio em foi totalmente queimado em 1868, por sorte Isaac conseguiu escapar com vida. Depois disso ele não demorou muito para se casar com sua esposa, Tamar Moore. Tiveram três filhos que viveram vidas saudáveis e normais.

Isaac fez várias tentativas de ficar longe do mundo dos espetáculos, mas não conseguiu escapar da angústia financeira. Há rumores de que, além de ser financeiramente responsável por sua esposa e seus três filhos, Isaac tinha um problema com jogo e gastava muito dinheiro com ele. Sua condição também impediu-o de encontrar trabalho real em qualquer lugar diferente de Barnum. Assim, ele continuou por muito tempo a sua turnê e continuou viajando por todo o país.

Isaac continuou se apresentando por muito tempo!

Isaac continuou se apresentando por muito tempo!

Aos 44 anos de idade, ele tinha 1,70 de altura, com um peso de apenas 43 quilos.  A condição dele exigia que ele constantemente absorvesse nutrientes. Sua saúde estava em um estado tão ruim que muitas vezes ele levava leite em um frasco em volta do pescoço e ele tinha que beber isso de vez em quando para manter-se consciente, se não fizesse isso, ele desmaiava por fraqueza.

Devido a todos esses problemas e a seu vício com o jogo, ele morreu em 5 de janeiro de 1887, na pobreza, de asfixia na cidade de Chicago, Illinois .


Observação do Ser Curioso

Fala Curiosos, gostaram da matéria? É bem interessante como a deformidade de algumas pessoas era tratada antigamente, hoje em dia seria muito difícil a sociedade aceitar situações assim, pois tenho a certeza que seria tratado como uma exploração ou como uma forma de preconceito. É certo que muitas vezes os donos de circo e Freak Shows exploravam essas “aberrações”  e utilizavam as diferenças existentes em seus corpos como chamativo para atrair o público, que como não havia o tanto de informações que temos hoje, realmente acreditava que aqueles humanos eram seres de outro planeta, ou possuíam poderes especiais . Apesar de serem explorados pelos donos de circos, todos eles aparentemente conseguiram conquistar uma vida melhor devido aos Freak Shows, vida que com certeza não conseguiriam fora do circo. Assim eles passaram de pessoas comuns, desconhecidas e deficientes para o patamar de astros mundialmente conhecidos e fazem história até hoje!


 

REFERENCIAS:

http://sempre-sombrio.blogspot.com.br/2013/05/ella-harper-conhecida-como-garota-camelo.html

http://altereddimensions.net/2012/minnie-woolsey-koo-koo-the-bird-girl

http://www.thehumanmarvels.com/koo-koo-the-bird-girl/

https://en.wikipedia.org/wiki/Myrtle_Corbin

http://www.misteriosocultos.ml/2017/01/circo-de-horrores.html

http://noticias.r7.com/esquisitices/fotos/fotografo-transformava-freaks-em-verdadeiras-obras-de-arte-20120628.html

http://www.e-farsas.com/mirin-dajo-o-faquir-que-atravessava-espadas-pelo-seu-corpo.html

http://www.assombrado.com.br/2015/01/o-espetacular-mirin-dajo-o-homem-que.html

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Eli_Bowen&prev=search

https://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_W._Sprague

http://www.thehumanmarvels.com/eli-bowen-the-legless-acrobat/

http://www.thehumanmarvels.com/eli-bowen-the-legless-acrobat/