Todos nós já sonhamos em ser um super-herói um dia, seja na infância ou mesmo na vida adulta, possuir poderes extraordinários sempre permeou o imaginário coletivo. E você acredita que existem super heróis no meio de nós? Sim, essa lista vai mostrar que existem sim pessoas com habilidades inexplicáveis, que desafiam diversas leis naturais e que deixam os ciêntistas de cabelo em pé. O gênio da indústria das HQ’s e criador de diversos personagens de sucesso Stan Lee desenvolveu uma série chamada “Stan Lee’s Super Humans”, em tradução literal Os Super humanos De Stan Lee. E essa foi nossa inspiração para criar essa matéria super especial para vocês! Então, ótima leitura curiosos!


Kim Peek – Habilidade: Super Memória

Kim nasceu em Salt Lake City, no estado de Utah, Eua. Filho de Fran Peek e Jeanne Buchi. Desde muito cedo Kim já mostrava sinais de quê teria problemas de socialização, apresentando dificuldade para construir frases, seus pais acharam que o garoto poderia possuir algum tipo de deficiência que atrasasse sua aprendizagem.  Somente aos oito anos ele foi diagnosticado com a síndrome de Savant, que é uma síndrome rara que acomete portadores de autismo, cerca de 10% dos autistas manifestam a síndrome. Os portadores da síndrome possuem habilidades cognitivas excepcionais e por outro lado também possui limitações graves. No caso especifico de Kim o garoto sofria de problemas motores graves, limitando inclusive sua locomoção. Mas, vamos falar das habilidades de Kim, ele possuía uma memoria fotográfica excepcional, chegando a conseguir memorizar caminhos e nomes de rua tendo visitado-as apenas uma vez. Quando os pais perceberam essa capacidade procuraram médicos locais, que abismados encaminharam o garoto a uma instituição especializada em neurologia. Com o desenvolvimento do tratamento as habilidades de Kim se tornaram ainda mais impressionantes. Ele conseguia ler um livro de 300 paginas em apenas quarenta minutos, chegando ao incrível numero de nove mil, isso mesmo, NOVE MIL, livros lidos ao longo da vida, você pode pensar que isso é possível com muita dedicação, mas aqui vai mais uma prova de que não é tão fácil assim. Ele nunca esqueceu uma palavra sequer de todos os livros. Citando só os mais famosos, Kim sabia todos os versículos da bíblia e todos versos da obra de William Shakespeare, que é de leitura muito difícil, por ser escrita em inglês arcaico.

Kim Peek decorava tudo o que lia!

Kim Peek decorava tudo o que lia!

TESTES:

A habilidade de Kim Peek assombrou até mesmo a NASA, que em 2004 realizou uma bateria de testes neurológicos na esperança de entender como o cérebro de Kim reagia com determinados estímulos, porem os resultados foram inconclusivos. Outra curiosidade acerca de Kim, sua história inspirou o filme “Rain Man” que obteve vários prêmios no meio do cinema e contava com um elenco consagrado. O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre a habilidade de Kim, é incrível ver com o memória dele é surpreendente, vale a pena ver:

Infelizmente na manhã do dia 22/12/2009 aos 51 anos Kim Peek veio a falecer em um hospital de Murray, pequena cidade do subúrbio de Salt Lake City, cidade onde nasceu.


 

Dean Karnazes – Habilidade: Super Resistência

Dean Karnazes é um estadunidense de 54 anos, filho de Nick e Fran Karnazes, casado com Julie e pai de Alexandria e Nicholas Karnazes, Dean está nesta lista devido a sua assustadora capacidade física e fisiológica. Mas trataremos disso mais a frente, ao contrario de outros elementos dessa lista Dean descobriu seus talentos já adulto, o caso é curioso, mas segundo ele completamente verdadeiro. No dia em que completava 30 anos e com o senso de julgamento um pouco afetado pela embriaguez decidiu tirar a roupa e sair correndo pela cidade, até que vinte quilômetros a frente, já em outra cidade recobrou a consciência e refletiu sobre o que tinha acontecido, mas ao invés de parar e procurar uma forma de voltar, ele tomado pela sensação que a corrida lhe proporcionou decidiu prosseguir e ver até onde seu corpo aguentaria. Perto de completar cinquenta quilômetros Dean achou que já era o suficiente e telefonou para sua esposa lhe buscar, ao entrar no carro desmaiou de cansaço.  A partir desse dia Dean decidiu que iria correr todos os dias da sua vida, mas claro que antes passou por um processo de adaptação fisiológica e de rotina também. Passado o tempo de adaptação uma simples corrida não era suficiente, ele corria a distância de uma maratona todos os dias, que são 42 quilômetros pela manhã, na verdade madrugada pois corria as 4 da manhã para chegar a tempo no trabalho em uma empresa farmacêutica e a noite ainda corria mais 10, mas isso não chega a ser minimamente desafiador para ele. Durante os fins de semana Dean corria provas de 127 quilômetros. Mas embora tenha começado a correr regularmente somente aos 30 anos, Dean confessou em uma entrevista que desde os 6 anos ele dispensava o ônibus para voltar correndo da escola que ficava a aproximadamente 5 quilômetros de sua casa, porém nunca disse nada por achar que toda crianças fazia aquilo para se divertir. Como não poderia ser diferente Dean se tornou atleta profissional.

Dean Karnazes possuía uma resistência sobre humana e podia correr qualquer tipo de prova ou maratona sem nenhum problema.

Dean Karnazes possuía uma resistência sobre humana e podia correr qualquer tipo de prova ou maratona sem nenhum problema.

CARREIRA

Dean começou a correr ultra maratonas (termo usado para provas acima de 100 quilômetros) em condições climáticas normais e agradáveis, mas como podem imaginar não chegou nem perto de ser um desafio para ele. Então migrou para o “Iron Man” competição que tem uma duração maior e em um terreno mais desafiador. E adivinhem? Não foi o suficiente para esse super-homem.

Após uma longa conversa com sua esposa decidiu que iria levar seu corpo ao extremo, com a intenção de descobrir qual o seu limite, apesar do risco que era submetido a cada desafio. Confira abaixo alguns feitos de Dean:

50 maratonas em 50 dias, dormindo somente no ônibus enquanto se deslocava de uma cidade para outra.

Maratona com a temperatura a -40° C no Polo Sul.

563 quilômetros SEM PARAR durante 81 horas.

217 quilômetros  na maratona de Badwater, EUA, com temperaturas que chegavam a 50° C.

Depois de ter feito isso tudo o que restaria a Dean? Compartilhar com o mundo o que viveu nessas experiências, sendo assim,  ele escreveu o livro “UltraMarathonman” em 2007 para contar não só a sua história, mas principalmente suas dificuldades durante alguns desafios. O que mais causa espanto no livro é que ele não se prende ao aspecto físico para falar dos problemas que enfrentou, segundo ele todos os efeitos foram de ordem psicológica, por não ter o preparo mental igual ao físico. Sobre a importância do controle psicológico ele disse a seguinte frase após o desafio de 563 quilômetros:

“Aprendi a controlar a dor, o cansaço, a fazê-los não me incomodar. Mas, dessa vez, a partir de certo ponto, comecei a perder o controle da minha mente. Ela estava indo para algum lugar onde eu já não conseguia dominá-la. Foi quando pensei uau! cheguei ao máximo. Sim, a cabeça é o limite do corpo”.

Atualmente Dean já tem 4 livros publicados com a mesma temática, é possível encontrar versões online e nas livrarias. Nos da equipe Ser Curioso recomendamos fortemente a leitura.

Por estar achando corridas e maratonas normais muito fáceis, Dean começou a se arriscar em provas em terrenos mais acidentados, como montanhas, florestas e etc.

Por estar achando corridas e maratonas normais muito fáceis, Dean começou a se arriscar em provas em terrenos mais acidentados, como montanhas, florestas e etc.

Fisiologia

Depois de dizer tudo isso sobre Dean, você deve estar se perguntando como é possível que ele possa fazer todas essas coisas. Ele foi submetido a testes das mais variadas espécies e ficou constatado que o corpo de Dean se comporta de maneira muito única, tornando tudo possível. Mas que comportamento é esse? Nós não somos especialistas em fisiologia humana, mas após uma longa pesquisa vamos tentar explicar de maneira clara:

  • Seu corpo consegue processar o acido Lático (responsável pelas terríveis câimbras) antes que seja depositado no musculo, reduzindo assim as dores do exercício.
  • O coração de Dean bate apenas 39 vezes por minuto, enquanto o de alguém fisicamente ativo bate cerca de 60 vezes.
  • Apesar disso seu corpo é extremamente irrigado pelo sistema vascular, que facilita a chegada de oxigênio ao musculo.
  • Dean possui apenas 3% de gordura corporal, atletas de alto desempenho possuem 8% e pessoas não atletas saudáveis cerca de 12%.

Em setembro de 2009 Dean esteve no Brasil, correu por 24 horas em São Paulo e mais 24 no Rio, segundo ele o motivo da visita foi estimular os brasileiros a correr na natureza, pois ainda segundo ele é uma das mais belas paisagens que já teve o prazer de correr.

E ai curiosos, Dean Karnazes merece ou não o titulo de super homem?


 

WIM HOF – Habilidades: O Home Gelo

Wim Hof é natural da cidade de Sittard, Holanda, nascido em 20 de Abril de 1959, Wim se destaca por ter uma resistência anormal ao frio extremo. Ele nasceu em um mundo gelado. Foi um parto traumático, lutando para sair do útero, que ele compartilhou com seu irmão gêmeo, para o frio corredor de um hospital holandês. Ele quase se sufocou. Sua simples e fiel mãe fez uma promessa a Deus que se Ele deixasse seu filho viver, ela iria criar aquele bebê para se tornar um missionário. Quando adolescente Hof revisitou esse trauma. Tornando o frio e a falta de ar, que quase tiraram a sua vida, em um poder para o bem, ele começou um caminho que o levou a cumprir a promessa de sua mãe de uma maneira que ela nunca poderia ter imaginado.

Wim Hof, o Homem Gelo

Wim Hof, o Homem Gelo

Na busca de Hof por algo mais profundo, ele leu textos budistas, fez yoga e tentou numerosas outras artes marciais ou técnicas de meditação. Ele passou muito tempo na natureza, encontrando grandes inspirações lá. Um dia, quando ele tinha 17 anos, ele entrou em uma bacia coberta por uma fina camada de gelo. Segundo ele essa experiência o conectou com ele mesmo de uma forma que jamais poderia imaginar. O contato com a agua congelante, fez com que ele despertasse um controle corporal assustador, controlando várias funções fisiológicas que são involuntárias. Assim ele foi evoluindo e hoje, ele detém uma coleção de 20 recordes no livro Guinness por suas façanhas em baixas temperaturas, entre elas estão:

  • Permanecer 1 hora e 52 minutos imerso num cubo de vidro com gelo até o pescoço, em Nova York.
  • Correr uma meia maratona (21 quilômetros) descalço no Círculo Ártico, a -20°C.
  • Escalar os 5.895 metros do monte Kilimanjaro, o mais alto da África, sem agasalho!!!
O Corpo de Dean se ajusta a temperatura correta para que ele possa se manter aquecido mesmo a temperaturas baixíssimas.

O Corpo de Dean se ajusta a temperatura correta para que ele possa se manter aquecido mesmo a temperaturas baixíssimas.

Mas talvez não seja essa a maior contribuição do HOF para o mundo, ele vem desenvolvendo o Método HOF, que ele trata como uma conexão mística, mas a ciência entende como fisiológica e psiquiátrica. Juntamente com algumas universidades para compreender como o controle que ele possui se desencadeou, e se é possível controlar o sistema imunológico ajudando assim a combater as doenças.

O Método resumido de uma maneira bem simples para não comprometer nenhuma informações, consiste em entrar em um estado de meditação profundo, semelhante ao do budismo, o vídeo abaixo mostra bem isso, como utilizando a técnica da meditação podemos controlar o nosso corpo e fazer com que a temperatura se adeque com a qual nós quisermos, veja que interessante:

Você que leu esse texto, conseguiria sobreviver tranquilamente em uma temperatura de -20° mesmo fortemente agasalhado? Sendo muito sincero eu não conseguiria nem tentar me movimentar, imagine realizar todas essas proezas!


ROSSANA MONTI – Habilidade: Super Voz

Rossana Queiroz Monti, é conhecida pela nome artístico de Georgia Brown, natural de Napoles na Italia, nasceu no dia 29 de junho de 1978, atualmente com 38 anos ela figura na lista por ter a voz mais poderosa do mundo. Em termos mais técnicos a sua voz alcança um comprimento de onda muito maior do que dos outros seres humanos. Outro fato curioso é que Georgia (como ela prefere ser tratada) tem uma história intima como o Brasil, seu pai se mudou para a Itália a trabalho e Georgia nasceu lá conferindo com isso a ela a dupla cidadania, sendo reconhecida como cidadã italiana e brasileira.

Georgia Brown iniciou sua carreira artística aos sete anos de idade, e pouco tempo depois se tornou uma profissional da música, sendo aprovada no teste feito pela Ordem dos Músicos do Brasil. Aos 15 anos, foi backing vocal do cantor de MPB Jorge Ben Jor, em sua turnê W Brasil. Autodidata, dedicou-se totalmente à voz. Iniciou cedo sua carreira na música como profissão, cantando e gravando ao lado de grandes nomes da indústria fonográfica mundial. Aos 17 anos, tornou-se produtora-instrumentista, e começou a compor e arranjar suas próprias músicas dentro do estilo R&B/Soul. Foi morar em Oakland, Califórnia e permaneceu por três anos produzindo músicas e estudando engenharia de áudio. Tamanha dedicação é claro iria lhe render grandes frutos. Veja abaixo os recordes de Georgia.

Georgia é capaz de emitir notas tão agudas que o ouvido humana não consegue nem capitar.

Georgia é capaz de emitir notas tão agudas que não conseguem ser captadas pelo ouvido humano.

Em 2005, entrou para o Guinness Book, com dois recordes mundiais: “Maior extensão vocal do mundo e “Nota mais aguda do mundo″. Seus recordes foram publicados na edição de 2006 na p. 172. Os professores de música ficarão tão assustados com seu desempenho que disseram:

”Georgia você é anormal, é uma aberração da natureza!”. “As cordas vocais de Georgia ultrapassaram o limite da voz humana, dos animais de qualquer espécie e até mesmo a nota mais aguda de qualquer instrumento musical natural ou eletrônico. Somente um medidor de frequências e ondas sonoras é capaz de detectar as notas emitidas através da voz da cantora.”

Georgia Brown é conhecida pela sua grande extensão vocal e está fora de nosso campo de audição, podendo ser captada apenas por medidores de frequência, pois são notas tão agudas que não podem ser captadas pelo ouvido humano.

Em 2012 ela esteve no programa “Agora é Tarde” na Band e foi entrevistada pelo apresentador Danilo Genttili, uma entrevista bem engraçada e que conta um pouco mais da história dessa super-humana! Confira:

Será que só eu fiquei imaginando ela naquela prova de quebrar a taça no grito? Acho que seria fichinha para ela!


 

ISAO MACHII – Habilidade: Super Reflexo

Talvez o personagem dessa lista que mais mexa com o imaginário coletivo seja Isao Machii um japonês de 43 anos que assombra o mundo com o seu tempo de reação (reflexo) sobre humano. Mais adiante vou mostrar vídeos dele em ação, porque só escrito é difícil até para mim que redijo o texto acreditar. Isao é chamado de “Real Ninja” ou Verdadeiro Ninja, em português. Seus feitos ultrapassam a compreensão humana. Versado nas mais puras artes marciais orientais desde o começo de sua infância, Isao desenvolveu uma percepção extrassensorial acima da média. Existem pesquisadores que defendem que Isao mesmo não tendo seguido uma carreira na área é um gênio da matemática e da física, por conseguir calcular a trajetória do objeto antes de seu lançamento, com base no vento e no peso estimado. A outra corrente defende que é uma percepção que vem de uma conexão com o universo, fruto de todos os anos de treino. Eu não sei o que pensar sinceramente, mas não como negar que é extraordinário o que ele faz com sua Katana.

Isao Machii é um verdadeiro ninja e possui um reflexo sobre-humano!

Isao Machii é um verdadeiro ninja e possui um reflexo sobre-humano!

Confira nos vídeos abaixo:

Nesse vídeo, que é o mais absurdo de todos que ele tem, Isao consegue cortar um projetil de munição não letal disparado por uma arma contra ele, a uma distância de 5 metros. Assim nem parece tão espetacular, mas o detalhe é que o projetil viaja a 48m/s velocidade superior a que a vista humana consegue acompanhar, ou seja, ele não conseguiu ver o projetil. Juntando a velocidade do projetil com a distância e o fato de só poder desembainhar a espada depois do disparo garantiram a Isao um lugar no livro dos recordes. Pelo menor projetil cortado após disparo de arma não era letal.

Esse é um compilado de demonstrações de habilidade no manuseio da Katana, e acredito que qualquer um de nós iria se ferir gravemente se tentasse fazer qualquer uma dessas coisas, mesmo com velocidade reduzida.

Sua técnica é resultado de anos e anos dedicados ao treitamentos.

Sua técnica é resultado de anos e anos dedicados ao treitamentos.

E aí curiosos, nos digam o que vocês acharam da lista, o retorno de vocês é essencial para melhorar nosso trabalho.


 

BÔNUS :

Como bônus e provavelmente um teaser da parte dois dessa lista. Nós do Ser Curioso separamos um episodio especial sobre o “Homem Indestrutível”, veja e tire suas conclusões: É SIMPLESMENTE INCRÍVEL!!!!!!

 


 

Referencias:

http://www.fatosdesconhecidos.com.br/5-super-humanos-que-existem-entre-nos-e-voce-nao-conhecia/

http://www.instigatorium.com/isao-machii-o-verdadeiro-ninja/

http://www.japaoemfoco.com/samurai-moderno-isao-machii/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Georgia_Brown

http://topbiologia.com/super-humanos/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wim_Hof

https://www.epochtimes.com.br/ice-man-missao-comprovar-poder-da-mente/#.WKuGDvkrK00

https://vk.com/topic-73679981_31053757

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI110522-17773,00-DEAN+KARNAZES+VIVE+DE+DESAFIAR+O+CORPO+E+A+CIENCIA.html

http://www.tsf.pt/sociedade/ciencia-e-tecnologia/interior/dean-karnazes-e-super-homem-por-causa-de-alteracao-genetica-rara-5183099.html

http://www.ultramarathonman.com/web/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kim_Peek

http://www.oarquivo.com.br/extraordinario/pessoas-especiais/1486-kim-peek.html

http://super.abril.com.br/ciencia/os-maiores-cerebros-do-mundo/

https://www.youtube.com/watch?v=k2T45r5G3kA

http://universoautista.com.br/oficial/2015/09/07/kim-peek-o-verdadeiro-rayman/