O Pentágono (localizado no condado de Arlington, Virgínia), um dos edifícios mais importantes para o governo dos EUA possui o dobro de banheiros do que o necessário – mas não vá achando que se trata de uma situação cômica ou erro de planejamento…
Essa quantidade de banheiros se deve ao fato do edifício ter sido construído durante um dos períodos mais fortes da segregação racial no país.
O edifício
Quando foi construído, no início dos anos 1940, os arquitetos responsáveis pelo do Pentágono acharam necessário projetar o prédio com instalações separadas para funcionários negros e brancos, incluindo cafeterias “brancas” e “coloridas” para as equipes de construção e 284 banheiros, o dobro do necessário para a quantidade de funcionários.
No entanto, neste mesmo período, em junho de 1941, o Presidente Roosevelt emitiu a ‘Ordem Executiva 8802’, que proibia a segregação racial entre funcionários federais.

O impacto da Ordem Executiva 8802
Inicialmente, as autoridades da Virgínia determinadas a aplicar os regulamentos estabelecidos nas “Leis de Jim Crow” (leis de segregação seguidas por alguns estados do sul), insistiram que o Pentágono fosse um ambiente segregado e, dessa forma, iniciaram a construção do edifício com as áreas segregadas, antes de finalmente ceder e entregar o Pentágono ao controle do governo federal.
Quando foi inaugurado, todas as instalações eram abertas a todos os funcionários independentemente da cor – o que tornou o Pentágono, por um certo tempo, o único edifício e/ou estabelecimento não segregado em todo o estado da Virgínia.

Gostou do artigo? Então veja também sobre:
- A acessibilidade na Grécia de 2.500 anos atrás
- Mike Tyson vs Gorila: a luta que poderia ter acontecido
- Marrom-múmia, a cor obtida dos restos de múmias
Aproveita e também siga o Ser Curioso nas redes sociais, não custa nada:
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest