Decorar a letra inteira de um hino nacional, seja de qual país for, é uma tarefa que pode ser um pouco complicada. Imagine o nervosismo ter que, além de tudo, cantá-lo na frente de um grande público…
Pior ainda é criticar alguém por errar o hino, e depois cometer o mesmo erro que criticou. Foi o que aconteceu entre o vocalista Aaron Lewis e a cantora Christina Aguilera. E este é um ótimo exemplo prático do que é conhecido como a Lei do Retorno (onde tudo o que vai, volta).

O Erro de Christina Aguilera
Em 2011, Christina Aguilera foi convidada para cantar o hino nacional americano no Super Bowl, o evento de maior audiência nos Estados Unidos e final do campeonato de futebol americano. Durante a apresentação Christina acabou errando a letra em alguns trechos, algo que surpreendeu muitas pessoas, já que corriqueiramente cantava o hino nacional em jogos da NBA.
Veja o vídeo da Christina Aguilera cantando no Super Bowl abaixo:
Não é preciso saber falar inglês para identificar as partes onde Christina errou, a reação do público já denuncia. Em vez de cantar “O’er the ramparts we watched, were so gallantly streaming” (algo como “Sobre os baluartes assistimos, ondulando tão imponentemente”), ela improvisou “What so proudly we watched at the twilight’s last reaming” (algo como “O que tão orgulhosamente assistimos na última aparição do crepúsculo“) Profissional como sempre, Aguilera não parou e continuou cantando a letra corretamente até o final do hino.
Dentre as várias críticas que Aguilera sofreu na época, estava a de Aaron Lewis, vocalista da banda Staind (que fez um certo sucesso com músicas como “It’s Been Awhile”, no início dos anos 2000). Aaron declarou: “Não entendo como as pessoas que cantam o Hino Nacional tentam mudar essa música. Se há uma única música na história deste país que não merece uma interpretação criativa, é essa”.
Abaixo o vídeo com a declaração dele:
A Reviravolta
Mas como o mundo dá voltas, em 2014, Lewis foi o convidado para cantar o hino nacional dos EUA na World Series (o equivalente ao Super Bowl do baseball). E adivinha? Ele errou a letra!
Veja o vídeo do Aaron Lewis cantando o hino nacional abaixo:
Ele até começou bem, mas ao invés de cantar “At the twilight’s last gleaming” (“no último brilho do crepúsculo“), ele cantou “What so proudly we hailed… were so gallantly streaming,” (“O que tão orgulhosamente saudamos … ondulando tão imponentemente“). Trecho que ele voltou a cantar quando notou o seu erro.
Como havia criticado Aguilera pelo mesmo erro anteriormente, Lewis foi ainda mais criticado e o ocorrido até mesmo virou piada. Obviamente envergonhado, se desculpou em uma postagem no Facebook:
“Tudo o que posso dizer é que sinto muito e peço perdão à nação. Meus nervos tiraram o melhor de mim e estou completamente arrasado com o que aconteceu… Os Estados Unidos são o maior país do mundo. A bandeira estrelada significa muito para muitos, inclusive para mim. Espero que todos possam entender a intensidade da situação e minha verdadeira intenção nessa apresentação”.
Gostou do artigo? Então veja também sobre:
- Pessoas que postam fotos de exercícios podem ter problemas psicológicos
- Charles Darwin e o temor pela vida de seus filhos
- Jogador esfaqueou de verdade homem que o matou no Counter Strike
Aproveita e também siga o Ser Curioso nas redes sociais, não custa nada:
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest