Nascido em 1996 em uma região pobre de Freetown, capital de Serra Leoa, na África Ocidental, Kelvin Doe aos 10 anos de idade, começou a recolher lixo, metal de sucata e aparelhos descartados, os quais desmontava e consertava. Aos 13 anos, completamente autodidata, foi capaz de construir uma bateria quer era capaz de alimentar sua casa e de seus vizinhos.
Logo depois, Kelvin também construiu um transmissor de rádio, amplificadores de som, um mixer de três canais e um receptor de microfone, que usou para começar a transmitir sua própria estação de rádio comunitária.
Acabou ficando conhecido como ‘DJ Focus’ – uma referência ao seu foco e dedicação. Kelvin creditou o zelo de sua comunidade como a fonte de suas invenções.
Visibilidade
Em 2012, o canal educacional THNKR, do YouTube, viralizou um vídeo que contava a história de Kelvin, que acabou chamando a atenção de muitas pessoas.
Uma das pessoas que se impressionaram com a história do garoto, foi David Sengeh (que é diretor de Inovação da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Serra Leoa e membro sênior do TED), que deu a Kelvin a oportunidade de consolidar seu projeto convidando alguns empresários africanos conhecidos, formando uma equipe.
No mesmo ano, Kelvin participou e ganhou o concurso Innovate Salone, realizada pela GMin (Global Minimum Inc.), uma organização de Serra Leone focada em inovação, criatividade e aprendizado. Em sua participação, construiu um gerador também usando apenas sucatas – o Bee-Man Lion Generator.
Toda essa visibilidade, levou Kelvin, com apenas 16 anos de idade, para Massachusetts, onde se tornou a pessoa mais jovem a participar do “Visiting Practitioner’s Program” (Programa de Profissionais Visitantes – um programa de incentivo para ajudar os inovadores a levar suas invenções adiante), no MIT.
Ainda em 2012 na mesma viagem ao MIT, ele também participou do painel ‘Meet the Young Makers‘ no World Maker Faire.
Em 2013, realizou duas palestras no TEDxTeen, sendo uma delas para os alunos de engenharia da Harvard College e, ainda assinou um projeto de US $ 100.000 com a Sierra Wifi, uma empresa canadense de WiFi, para desenvolver e testar soluções em energia solar.
E desde então Kelvin manteve esse ritmo agitado.
Em 2016, tornou-se membro honorário do conselho da Emergency USA, uma organização sem fins lucrativos que oferece assistência médica gratuita para as pessoas afetadas pela guerra e pela pobreza e fundou sua startup, a KDoe-Tech e a Kelvin Doe Foundation no mesmo ano.
Agora com 23 anos, ele vive e estuda no Canadá, com foco em sua educação e uma impressionante variedade de projetos de engenharia, negócios e causas sociais (que é o espírito que ele defende desde os dias que desmontou os primeiros eletrônicos).

É um dos mais respeitados jovens inventores africanos, com a oportunidade de ter conhecido vários líderes do mundo, incluindo a ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e a presidente do Gana, Nana Akufo-Addo.
Em suas próprias suas palavras:
“A criatividade é universal e pode ser encontrada em lugares onde não se espera encontrá-la. Perseverança e paixão são essenciais para alimentar essa capacidade criativa”.
Gostou do artigo? Então veja também sobre:
- Cantor criticou Christina Aguilera por erro e depois comete a mesma falha.
- Charles Darwin e o temor pela vida de seus filhos
- Albert Einstein já mediou uma negociação com reféns
Aproveita e também siga o Ser Curioso nas redes sociais, não custa nada:
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest