Quem nunca viu alguém postando a evolução de uma dieta, uma rotina de exercício ou aquela fotinho básica no espelho da academia? Ou quem nunca postou uma foto de exercício? Afinal, quem malha gosta de mostrar seus resultados, seja para massagear o próprio ego e ou até mesmo para inspirar outras pessoas.
Mas, segundo uma pesquisa realizada pela Brunel University London, na Inglaterra, as pessoas que expõe esse tipo de conteúdo apresentam algum tipo de problema psicológico relacionado ao narcisismo, motivados pela necessidade de atenção e pela validação da comunidade.

A Pesquisa – Fotos de Exercícios
Em 2015, pesquisadores da Brunel University London (Inglaterra), decidiram estudar qual era a motivação responsável por tantas pessoas compartilharem seus exercícios físicos nas redes sociais.
Em uma série de entrevistas realizadas com mais de 500 usuários do Facebook, a constatação foi única: o grande motivo para tantas fotos de pessoas praticando exercícios físicos é a grande necessidade de atenção e de validação.
Segundo a pesquisa, esse hábito foi classificado como um transtorno de personalidade relacionado ao narcisismo. Os pesquisadores também afirmam que, mesmo que este tipo de postagem atraia um grande número de curtidas e comentários, essas reações não indicam necessariamente aprovação.
A Dra. Tara Marshall, uma das realizadoras da pesquisa, diz: “Narcisistas frequentemente expõem suas conquistas e é isso que as motiva, pela necessidade de atenção da comunidade das redes sociais“.
A Doutora ainda completa: “Embora nossos resultados sugiram que os narcisistas se sustentem quando recebem mais likes e comentários pelas suas atualizações de status, concluímos que é possível que os amigos do Facebook educadamente ofereçam apoio a pessoa, enquanto secretamente não gostam de tais exposições egoístas”.
Descobertas Adicionais
Uma outra constatação do mesmo estudo foi que as pessoas que postam muitas fotos com seus parceiros, apresentam uma baixa autoestima e são as que mais atualizam seus status de relacionamento no Facebook.
Para os pesquisadores, essa é uma forma que pessoas inseguras encontram de fortalecer os laços e dar mais consistência a seus relacionamentos.
por Tara C. Marshall, Katharina Lefringhausen e Nelli Ferenczi
Gostou do artigo? Então veja também sobre:
- Cisma de Montaner: a briga com o bispo que fez uma vila mudar de religião.
- De onde surgiu a expressão “Colocar a mão no fogo”?
- O que é esse barulho no céu que estão escutando?
Aproveita e também siga o Ser Curioso nas redes sociais, não custa nada:
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest