Você sabia que um rinoceronte já foi candidato a vereador em São Paulo?
Cacareco foi uma rinoceronte fêmea do Zoológico do Rio de Janeiro emprestada ao Zoo de São Paulo e que, nas eleições municipais de 1959, da cidade de São Paulo foi a candidata mais votada do país.
Na época, a eleição era realizada com cédulas de papel e os eleitores escreveram seu o nome de Cacareco cerca de 100 mil vezes!
A rinoceronte foi um dos mais famosos casos de voto de protesto (ou voto nulo) em massa da história brasileira, se tornando a mais votada candidata daquela eleição.

O partido que mais recebeu votos naquele ano, não alcançou nem 95 mil votos.
Infelizmente, Cacareco morreu logo após ser devolvida para seu zoológico original, em dezembro do mesmo ano. Entretanto ela nunca será esquecida.
Devido sua improtância história, os restos mortais de Cacareco foram enviados para a Universidade de São Paulo, onde está em exibição no Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia desde 1984.


Segundo a Wikipédia:
Após o resultado das eleições, Stanislaw Ponte Preta comentou no jornal Última Hora que “diversos membros da cúpula do PSP andaram rondando a jaula de Cacareco, para a colocarem no lugar de Adhemar de Barros” (governador na época). Já o então presidente Juscelino Kubitschek declarou: “Não sou intérprete de acontecimentos sociais e políticos. Aguardo as interpretações do próprio povo”.
A ideia original de lançar Cacareco como candidata a vereadora de São Paulo foi do jornalista Itaboraí Martins, devido o “baixo nível” dos demais concorrentes.
Do Brasil para o mundo!
E o protesto não ficou apenas em terras brasileiras. Anos depois, em 1963 um partido foi fundado no Canadá em homenagem á rinoceronte mais famosa mundo, O nome do partido era The Rhinoceros Party e existiu até meados de 1993.
Gostou do artigo? Então veja também sobre:
- Expressões criadas por William Shakespeare, que utilizamos até hoje
- Albert Einstein já mediou uma negociação com reféns
- Cisma de Montaner: a briga com o bispo que fez uma vila mudar de religião
Aproveita e também siga o Ser Curioso nas redes sociais, não custa nada:
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest